Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



16
Abr18

O que é ser inteligente?

por Pântano

  Acabei de ler um interessante livro juvenil do cientista francês Albert Jacquard. Chama-se "Que é ser inteligente" e explora a questão, como o nome indica, da inteligência. Acho que é um livro para miúdos e acredito que os graúdos também iriam beneficiar se o lessem. Está escrito de uma forma bastante apelativa, simples e o texto está acompanhado de umas cómicas ilustrações de uma família dita comum. 

 Acho que o livro está bem conseguido porque acaba por nos dar uma diferente perspetiva de inteligência, ou seja, ser inteligente não significa ser aquele que consegue fazer algo primeiro e mais rápido que os outros. Há várias formas de inteligência, mesmo que a sociedade não as valide. A própria definição de inteligência é exatamente isso:

 "Inteligência é um conjunto que forma todas as características intelectuais de um indivíduo, ou seja, a faculdade de conhecer, compreender, raciocinar, pensar e interpretar."

 Ou seja, é um conjunto e existem vários tipos de inteligência como a inteligência motora, musical, espacial, interpessoal entre outras. É interessante pensar nisto pois quando somos estudantes, há disciplinas que são mais valorizadas do que outras, é verdade. E se um aluno não é bom nessas matérias, pode ser considerado burro pelos outros. Por isso, ser inteligente, pode ser alguém que domina o corpo, é bom a desporto, em artes, em matemática e até mesmo as pessoas com alguma deficiência mental podem ser inteligentes em alguma área.

 É sem dúvida um bom livro para refletir nesta questão. Somos todos inteligentes em algum aspeto.

Fim

 

Autoria e outros dados (tags, etc)



Mais sobre mim

foto do autor


Mensagens

Aviso

Não consigo responder às mensagens. Se pretenderem uma resposta, comentem nos "comentários" dentro da publicação. Obrigada por acompanharem este blog!



Arquivo

  1. 2018
  2. JAN
  3. FEV
  4. MAR
  5. ABR
  6. MAI
  7. JUN
  8. JUL
  9. AGO
  10. SET
  11. OUT
  12. NOV
  13. DEZ