Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



24
Mar18

Liberdade e responsabilidade

por Pântano

 No geral, a esperança média de vida de um ser humano tem vindo a aumentar. No entanto, esse facto não pode justificar um outro facto: o de os jovens ganharem maturidade cada vez mais tarde, isto é, na minha perspetiva. Uma pessoa de 20 e poucos anos é jovem mas também um adulto e com a liberdade da idade adulta têm de vir também responsabilidades. Há comportamentos que deixam de ser aceitáveis. Quem é que não gostaria de ter sempre alguém que cuide de nós. Que cozinhe, limpe, nos proteja e afins? Seria agradável mas crescer implica aprender a tomar-nos conta de nós. Por mais confortável que seja, chega a uma altura em que temos de nos libertar do nosso cuidador e dar-lhe um descanso. Vejo jovens da minha idade que estudam fora e que levam a comida feita para toda a semana, a roupa lavada e mais uns trocos no bolso mas, apesar de os cuidadores pensarem que estão a fazer bem, não estão. Quando mais tarde aprendermos a cuidar de nós, pior. Mais tarde ou mais cedo, todos levamos uma bofetada da realidade e é importante que nos seja incutido desde pequenos essa tal liberdade e responsabilidade. Não admira o porquê de haver tantos jovens que acabam a universidade e se sentem perdidos. Não se conhecem, não sabem quem são. Viveram uma vida demasiado protegida. Caíram pouco e não aprenderam a levantar-se, a pensarem por si. 

 Ser adulto não significa que a melhor altura da nossa vida acabou. Não. Significa apenas que chegámos a uma fase diferente, em que as nossas ações refletem-se no mundo onde vivemos.

 

Fim

Autoria e outros dados (tags, etc)



Mais sobre mim

foto do autor


Mensagens

Aviso

Não consigo responder às mensagens. Se pretenderem uma resposta, comentem nos "comentários" dentro da publicação. Obrigada por acompanharem este blog!



Arquivo

  1. 2018
  2. JAN
  3. FEV
  4. MAR
  5. ABR
  6. MAI
  7. JUN
  8. JUL
  9. AGO
  10. SET
  11. OUT
  12. NOV
  13. DEZ