Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



13
Jun18

Consciência pelo ambiente

por Pântano

 Na biblioteca da minha cidade fizeram há dias um "Fórum ambiente" onde muitos assuntos relacionados com o tema foram discutidos. No entanto, no recinto, há uma máquina de comes e bebes e todo o lixo gerado foi para o mesmo caixote. Continua a ir. Ou seja, não foi reciclado. Acho irónico. Há passos que pensamos que já estão garantidos mas que ainda estão muito longe disso. Há muitas pessoas que ainda deitam lixo para o chão, quanto mais reciclar. É certo que dá trabalho e que o ser humano gosta de facilitismos mas não custa nada. É apenas uma questão de habito. Conseguimos, acho eu, mais com estes pequenos gestos do que com conferências, palestras e afins, sem deixar de lhes dar valor pois têm também a sua importância. 

 Há dias, para celebrar o fim de uma formação, o grupo decidiu fazer um lanche convívio. Na sala havia apenas um caixote. Ao ver todo aquele plástico dos copos, pratos e afins, deduzi que o lixo iria parar todo ao mesmo sitio. Peguei num saco e pedi a todos que fizessem o favor de colocar o plástico naquele saco e que não tinham que se preocupar pois seria eu a levá-lo para a reciclagem. Ninguém se opôs. Sem me querer enaltecer, não é esse o objetivo deste post, acho que estas atitudes são importantes para despertar a consciência dos outros. Aos poucos, todos irão aperceber-se da importância destes atos pois tudo o que fizermos agora, irá ter uma consequência no futuro. Seja ela positiva ou negativa.

Fim 

Autoria e outros dados (tags, etc)


4 comentários

Imagem de perfil

De P. P. a 13.06.2018 às 18:49

Grande verdade: "Há passos que pensamos que já estão garantidos mas que ainda estão muito longe disso"
Imagina quando junto a uma escola. Depois, temos os alunos a perguntarem-nos para que devem reciclar se depois as coisas não seguem o devido caminho. (esta é um situação real)
Imagem de perfil

De Pântano a 13.06.2018 às 19:04

Difícil, é verdade mas nós fazemos a nossa parte, separar o lixo, depois cabe às entidades que recolhem o lixo cumprir a parte delas. Mesmo que haja falhas, acredito que se recicla muita coisa. Espero.
Imagem de perfil

De O ultimo fecha a porta a 13.06.2018 às 23:12

é importante ter essa consciencialização e essa pedagogia. Só assim se faz a diferença. Hoje tb falo sobre ambiente e um dos contributos que procura dar para um ambiente mais sustentável.
Imagem de perfil

De Pântano a 14.06.2018 às 13:33

Obrigada pelo comentário :)

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor


Mensagens

Aviso

Não consigo responder às mensagens. Se pretenderem uma resposta, comentem nos "comentários" dentro da publicação. Obrigada por acompanharem este blog!




Arquivo

  1. 2018
  2. JAN
  3. FEV
  4. MAR
  5. ABR
  6. MAI
  7. JUN
  8. JUL
  9. AGO
  10. SET
  11. OUT
  12. NOV
  13. DEZ